quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Rio antigo

As fotos de hoje mostram trechos da autoestrada Lagoa-Barra, inaugurada no início da década de 70. Foi uma obra importante, facilitando a ligação entre a Barra da Tijuca e a Zona Sul.


Naquela época o DER – Departamento de Estrada de Rodagens, publicou um postal com foto da obra e o seguinte texto: "DER-GB AUTO-ESTRADA LAGOA-BARRA


A Auto-Estrada Lagoa-Barra, integrante do trecho Rio-Santos da BR-101, é o principal investimento do Departamento de Estradas de Rodagem nos últimos anos. Com pistas inteiramente bloqueadas, possibilitando uma velocidade diretriz de 80 quilômetros horários, a distância entra a Lagoa Rodrigo de Freitas e a Barra da Tijuca será percorrida em apenas 7 minutos, fator determinante da futura ocupação da Baixada de Jacarepaguá, como verdadeiro pulmão da Zona Sul do Estado. 


Com a construção do elevado da Av. Paulo de Frontin e conclusão do túnel Rebouças, aquela região ficará a apenas 20 minutos do centro da cidade.


A auto-estrada consta das seguintes obras: Túnel Dois Irmãos - duas galerias de 1.600 metros de extensão. Viaduto sobre a Avenida Niemeyer - duas pistas paralelas. Pista dupla em São Conrado - 2.300 metros. Túnel do Pepino - 190 metros, em pistas superpostas. Elevado do Joá - 1.100 metros, em pistas superpostas. Túnel do Joá - 385 metros, em pistas superpostas. Ponte da Barra - 620 metros, em pistas paralelas."


Com o passar do tempo a estimativa de 7 minutos para se ir da Lagoa à Barra viu-se confrontada pela realidade...


Nos primeiros tempos, ainda com pouco trânsito, os cariocas paravam em plena pista para apreciar a belíssima paisagem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário