quarta-feira, 6 de maio de 2020

Terapia psicodélica


Em 1943 Albert Hofmann descobriu os efeitos psicoativos do LSD e lançou à comunidade científica.

Entre as décadas de 50 e 60 houveram muitos avanços em pesquisas com o LSD, estudos foram publicados e explanou-se que essa substância seria capaz de resgatar memórias reprimidas no subconsciente. Infelizmente em 1970, os Estados Unidos demonizaram o LSD e tornaram proibido o seu uso, por motivos políticos, é claro. Não demorou para outros países fazerem o mesmo.

Atualmente o LSD, a psilocibina (dos cogumelos alucinógenos), a ibogaína e o DMT (da ayahuasca) têm sido estudados no tratamento de diversas condições da psique como depressão, TEPT (transtorno do estresse pós-traumático), dependência química e da exploração do subconsciente e espiritualidade.

Ninguém falou que tem sido fácil avançar com os estudos já que todo esse assunto continua a ser um tabu e drogas continuam a ser estigmatizadas pela sociedade (não o álcool e o tabaco, claro!), mas vale lembrar que devemos apostar nos benefícios que essas substância nos trazem. Os estudos deixam cada vez mais claro que esse tipo de terapia psicodélica liberta pessoas!


Nenhum comentário:

Postar um comentário