segunda-feira, 11 de maio de 2020

Fusca anfíbio

Família,
vocês sabiam que em 1960 um fusca navegou pelas águas da Lagoa Rodrigo de Freitas?

Essa história começa com Mauro Salles convencendo o chefe do Departamento de Testes da VW Ehrardt Schmidt a executar o projeto.

Produzido em São Paulo o fusquinha 1200 veio rodando até a cidade do Rio como outro qualquer mesmo após receber todas as adaptações.

Falando em adaptação essa é a lista das que foram feitas:

- Instalação de hélice na traseira.

- Canos de escape voltados para cima.

- Motor foi blindado numa caixa metálica.

- Vedações das portas foram aperfeiçoadas.

- Instalação de bomba para escoar água do motor ou cabine caso fosse necessário.

- Não foram instalados flutuadores.

"O carro flutua bem, com dois passageiros e até três, com a linha d'água na base dos faróis dianteiros e na curva inferior dos para-lamas traseiros", disse Salles "Capitão" da embarcação.
"O carrinho navegou com naturalidade como se fôra um barco carregado.
Mantive uma leve aceleração e a velocidade desenvolvida era de uns 10km/h.
As rodas dianteiras agiram como leme, e foi possível manobrar em curvas de pequeno diâmetro.
(...) Dirigi o tempo todo de sapatos e meias, e só os molhei quando, ao descer do sedan, pisei em uma poça de chuva".

O carro fez várias evoluções na Lagoa e "varou as marolas de uma lancha com mais confôrto do que superaria qualquer buraco nas ruas do Rio".
Para gerar suspense, Salles (que não havia levado os remos de segurança) desligou e religou o motor duas vezes.




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